segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Diferença entre: noticia e reportagem

A reportagem e a notícia, embora sejam gêneros muito próximos, escritos no âmbito geral das práticas de reportagem, apresentam algumas diferenças básicas. Enquanto a publicação da notícia é motivada pela necessidade de se mostrar a par da novidades e dos acontecimentos recentes, estando atrelada à atualidade de seus assuntos, a produção das reportagens é relativamente autônoma, sendo realizada ao sabor das intenções mo âmbito interno e das oportunidades no âmbito externo ao jornal.
Enquanto um evento de peso, como um desastre ambiental em grande escala, deve ser noticiado, a reportagem (assim como o seu tema, tom e orientação na investigação) servirá para extrapolar o tema, caso se perceba alguma boa oportunidade em expandir o assunto em alguma direção. Ela pode ser publicada, inclusive, sem relação imediata a qualquer fato noticiado. Por conta desses fatores, entre outros, a reportagem tende a ser um texto mais autônomo e com maior longevidade.
A notícia logo envelhece. A reportagem tende a ser mais investigativa e extensa, desdobrando-se em subtemas, já que seu mote é de caráter intrínseco.
A notícia tende a ser feita de modo mais apressado e, em geral, é mais curta. Algumas reportagens, como as sobre mortes de personalidades, algumas vezes, encontram-se pré-montadas nos bancos de textos dos jornais. Os cadernos semanais costumam apresentar várias reportagens e seus repórteres ocupam-se em encontrar “boas matérias” para a semana, enquanto sites de jornais publicam sequências de notícias em questão de horas ou minutos.vv

Nenhum comentário:

Postar um comentário